As abelhas, em virtude de uma certa intuição geométrica, sabem que o hexágono é maior que o quadrado e o triângulo, e conterá mais mel com o mesmo gasto de material (Papus de Alexandria).
As abelhas, em virtude de uma certa intuição geométrica, sabem que o hexágono é maior que o quadrado e o triângulo, e conterá mais mel com o mesmo gasto de material (Papus de Alexandria).
Sugiro incluir este site:
ResponderExcluirhttp://video.impa.br/index.php?page=programa-de-verao-2011-analise-na-reta.
Este site contém o curso de análise na reta ministrado pello professor Elon Lages Lima. Esse professor é fantástico, suas aulas são incríveis, de fácil entendimento. Auxilia bastante quem esteja interessado em aprender análise.
Otávio
Sugiro incluir o site da pós-graduação da matemática da UFC.O site é : www.mat.ufc.br/pgmat. Este site contém a lista de eventos organizados pela matemática da UFC, bem como as datas de defesas de teses e dissertações.
ResponderExcluirSugiro incluir o livro Lições de Equações Diferenciais Ordinárias de Jorge Sotomayor. O link é http://www.4shared.com/document/_CBl292B/Lies_de_equaes_diferenciais_or.htm. Este livro traz de maneira detalhada todo o curso de equações diferenciais ordinárias.
ResponderExcluirA INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
ResponderExcluirNo papel de educadores, devemos tomar conhecimento da importância da introdução da Informática nos conteúdos programáticos relacionados à Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, de acordo com a área de abrangência. Nos assuntos relacionados à Matemática, a Informática possui uma estreita relação com os cálculos. Desde a Antiguidade o homem já utilizava de recursos para registrar suas descobertas, ele desenhava nas paredes das cavernas, registrava situações em ossos, relacionava objetos a pedras na efetivação de cálculos.
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-informatica-no-ensino-matematica.htm
www.de9.ime.eb.br/~sousamaf/cd/pdf/arq0025.pdf
ResponderExcluirSurgiro a leitura desse artigo, porque está dentro da realidade da maioria dos professores brasileiros. Acredito que temos que ler bastante sobre esse assunto, pois para mudar uma realidade, antes tem que conhecer o problema para começar a questionar.
Analisando os recursos da matemática apresentados no blog achei muito interessante o GEOGEBRA, pois nos dá condições de desenhar gráficos, equações, funções etc. São ferramentas que auxilia o usuário na compreensão do assunto estudado. Sugiro que seria muito bom todos os alunos da matemática fazer o uso deste programa, através de uma boa leitura do tutorial para facilitar o manuseio dos aplicativos e os comandos.
ResponderExcluirSugiro incluir o seguinte site:
ResponderExcluirhttp://eknigu.org/. Este site tem inúmeros livros para baixar. Tem livros de diversas áreas, inclusive matemática.
Ola matemáticos! Você está afim de seguir um blog igualzinho a esse, que só pensa em matemática? Prontooo!!
ResponderExcluirè só clicar nesse link oh.. http://viviankaroliny.blogspot.com/
Daí você vai ler postagens de projetos, novidades das escolas e muito mais...;)
O blog está um pouco desatualizado,por conta da dona do blog ( que sou EU) esta cheia de atividades e afazeres..mais tudo bem... vou tentar arranjar um tempinho para postar novamente...se bem que postar..é muitooo bom! Deêm uma olhadinha ta? Vou aguardar!!
Tendo em vista que os objetos de aprendizagem podem ser utilizados de forma eficiente no auxílio à aprendizagem, sugiro o site do RIVED. Lá podemos encontrar diversos objetos de aprendizagem, inclusive o Gangorra Interativa que simula uma gangorra de parque de diversões, podendo ser trabalhado no ensino de grandezas proporcionais. Nele o aluo precisa inserir pesos numa determinada distância para equilibrar a gangorra. O link é: http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php
ResponderExcluirSugiro também o vídeo sobre a História da Matemática da BBC, "A Linguagem do Universo" pelo Professor Eric Soares que faz um comentário de nosso relação com o Mundo da Matemática.
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=OdUgGShMWcE&feature=youtu.be
Alguns sites oferecem softs para edição de exercícios matemáticos, encontrei este http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/links.php#educ_mat_e_tec que apresenta um material interessante para utilização em matemática tanto para ensinar quanto para aprender. Acredito que possamos disponibilizar na blog.
ResponderExcluirLindomar Azevedo
Muito interessante estas esferas-imas para Direcionar uma aula diferente e com muita Prática na sua aplicação em sala de aula, sendo um bringuedo e/ou material de apoio na aprendizagem de nossos alunos, dando formas e construindo figuras Geometricas planas e sólidas no conteudo abordado.
ResponderExcluirhttp://www.tinydeal.com/216-x-magic-magnet-magnetic-diy-balls-sphere-neodymium-rubix-cube-neocube-puzzle-toy-fty12600-p-11077.html?sk=1253319799Bn?sk=1253319799Bn
O Blog de Matemática foi uma grande ideia que veio para mudar a realidade por vez ruim quando se mal usada em um meio de desenvolver potencialidade no aprendizado, a partir da fácil relação com os alunos na maneira de um blog, coisa que liga a interface gráfica do ambiente virtual a uma sala de aula ou mesmo uma biblioteca do saber, sendo desenvolvido para que o usuário tenha rapidez no acesso às páginas e ao conteúdo, dando um Feedback, fácil navegabilidade e compatibilidade com Navegadores. Aqui, os alunos e professores interagente e sente seguro a explorar e expor suas opniões. O ambiente é apoiado numa filosofia de interação e não somente dominio do conteúdo. Ass: Márcio Sanders
ResponderExcluirSite: só matemática
ResponderExcluirTexto sobre Discussão sobre modelagem matemática, que fala da importância da aplicação da Modelagem Matemática, dos objetivos, da motivação dos alunos e do próprio professor, de uma aproximação do aluno com o conteúdo da matemática bem como uma maior interação na sala de aula.
http://www.somatematica.com.br/artigos/a8/p2.php
http://www.infoescola.com/biografias/malba-tahan/
ResponderExcluirRecomendo este site, devido ao nosso tcc. É bastante interessante proporcionando um conhecimento sobre malba tahan.
Tendo em vista que os alunos do oitavo semestre de matemática precisam fazer um TCC, encontra-se disponíve na área pública do portfólio do aluno Otávio da disciplina de Estágio II segunda parte, um modelo pronto com as formatações que a UFC exige. O modelo é de grande utilidade para quem deseja escrever no Latex. É só digitar o seu trabalho neste modelo e estará tudo pronto.
ResponderExcluirSugiro para os colegas da matemática trabalhar com os objetos de aprendizagem na educação matemática que é um recurso digital desenvolvido para dar subsídios ao aluno na construção do conhecimento. Sua principal idéia é "quebrar" o conteúdo educacional disciplinar em pequenos trechos que podem ser reutilizados em vários ambientes de aprendizagem. Qualquer material eletrônico que provém informações para a construção de conhecimento pode ser considerado um objeto de aprendizagem, seja essa informação em forma de uma imagem, uma página HTM, uma animação ou simulação. RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação.
ResponderExcluirwww.slideshare.net/tanialadeia/apresentação-o-as-apresentation
rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php
ResponderExcluirurgiro que vejam esse endereço, pois tem bastante novidades para nos auxiliar para uma aula mais interessante, tanto para o aluno como professor.
nao gostei dessa gincana..pois nao informaram qual era o objetivo...e nem por qual motivo a pessoa ganharia a gincana...se eu soubesse tinha mandado um monte de links da internet e comentarios,assim eu teria ganhado...aff...pensei que quem gnhava era quem usasse sua criatividade e noa quem mandasse mais comentarios...deveriam ter informado...sem graça...
ResponderExcluirGostaria de parabenizá-los pela iniciativa. Os endereços indicados aqui no blog são excelentes e poderiam ser incorporados como ferramentas úteis, sobretudo as vídeo-aulas do prof. Elon Lages Lima.
ResponderExcluirNovas iniciativas de gincana de Matemática deveriam ser incentivadas no polo de Caucaia, servindo de modelo para os demais polos.
Mais uma vez, parabéns a todos pela iniciativa.
Grande abraço.
Luciana.